Uma escala de pH nas cenouras
Além de muita química envolvida nessa variedades de cenouras, temos muita história e política tbm. Sabia disso? Leia com atenção a explicação abaixo
Quando alguém disser que comida não tem nada a ver com política pergunte se essa pessoa conhece a história da cenoura que ela usa em casa e, no mínimo, divirta-se com as reações depois de lhe explicar o que vou te revelar abaixo.
Por muitos séculos as cores das cenouras eram variadas, indo do roxo ao branco, passando pelo vermelho e amarelo. Até que veio o século XVI, e elas viraram laranja!
O motivo ? A política holandesa.
No século XVI, os produtores holandeses cultivaram cenouras de cor laranja em homenagem a Guilherme de Orange-Nassau - que liderou a luta pela independência holandesa - e a cor pegou.
Mil anos de história da cenoura amarela, branca e roxa foram eliminados em uma geração. Embora alguns estudiosos duvidem que as cenouras alaranjadas existissem antes do século XVI, agora elas formam a base da maioria dos cultivares comerciais em todo o mundo.
Presumivelmente, cruzamentos entre as cenouras orientais (roxas), ocidentais (brancas, vermelhas) e talvez selvagens levaram à formação da subespécie de cenoura com raiz laranja.
Quaisquer que sejam as origens, a cenoura holandesa Long Orange, descrita pela primeira vez por escrito em 1721, é o antepassado das variedades da cenoura Horn laranja tão abundantes hoje em dia.
Esse tipo de cenoura (Horn Carrot) deriva da cidade holandesa de Hoorn, na vizinhança da qual foi provavelmente criada. Todas as nossas cenouras modernas e ocidentais, em última análise, descendem dessas variedades.
Mas, a história política das cenouras pode ser ainda mais obscura e complicada. O World Carrot Museum - um repositório virtual não assinado de informações - chama o link para a Casa de Orange um conto "apócrifo" imaginado por historiadores, embora não forneça quaisquer citações específicas para sua própria conclusão.
O que está claro, entretanto, é que os próprios holandeses usaram a cenoura laranja como arma política durante a ascensão e queda da Casa de Orange.
No final do século XVIII, o movimento patriota holandês que se revoltou contra a Casa de Orange viu o vegetal como um tributo ofensivo à monarquia. Depois de forçar o descendente reinante de Guilherme de Orange a deixar Haia, os Patriotas declararam que a cor laranja era "a cor da sedição ... cenouras vendidas com suas raízes muito visíveis eram consideradas provocativas", como diz Simon Schama em seu livro, Patriotas e Libertadores (ver Patriots and Liberators).
Até hoje, muitos na Holanda atestam que as cenouras alaranjadas eram originalmente uma homenagem à Casa da Orange, como várias empresas de turismo holandesas irão atestar.
Mas essa história continuará sendo estudada pra ver até onde ela nos guiará...
FONTE:
Confraria Gastronômica do Barão de Gourmandise
Para saber mais CLICA AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário